Recurso Ordinário em Habeas Corpus. Tráfico de Drogas
Prisão Preventiva.
Fonte | STJ
PROCESSUAL PENAL. RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. TRÁFICO DE DROGAS. PRISÃO PREVENTIVA. RISCO DE REITERAÇÃO DELITIVA. NECESSIDADE DE GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NÃO EVIDENCIADO. RECURSO DESPROVIDO.
1. Havendo prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria, a prisão preventiva, nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal, poderá ser decretada para garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal.
2. No caso dos autos, apesar da pequena quantidade de entorpecente apreendida – 42 pedras de crack, com peso total de 9 gramas -, entendo que a prisão preventiva do recorrente está suficiente fundamentada na necessidade de garantida da ordem pública, como forma de evitar a reiteração delitiva, pois, conforme consignado no decreto preventivo, ele “responde neste Juízo a processo recente por idêntico crime, motivo pelo qual se encontrava no gozo de liberdade provisória”.
3. Recurso ordinário em habeas corpus desprovido.
(STJ – Recurso em Habeas Corpus nº 88.504 – BA (2017/0212634-1) – Rel. Ministro Ribeiro Dantas – DJE. 06.10.2017)