dezembro 14, 2025

2 RG Consultoria Jurídica e Imobiliária

Os mais atuais Artigos, Jurisprudências e Noticias Jurídicas você encontra aqui

Apelação cível. Vício da sentença. Julgamento “ultra petita”.

Reparação civil. Acidente de trânsito. Ônibus. Morte de passageira.

Fonte | Tribunal de Justiça de Minas Gerais

EMENTA

APELAÇÃO CÍVEL. VÍCIO DA SENTENÇA. JULGAMENTO “ULTRA PETITA”. DECOTE DO EXCESSO. REPARAÇÃO CIVIL. ACIDENTE DE TRÂNSITO. ÔNIBUS. MORTE DE PASSAGEIRA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. VÍTIMA E AUTOR SEPARADOS DE FATO À ÉPOCA DO EVENTO. AUSÊNCIA DE INDÍCIOS DA PERSISTÊNCIA DE VÍNCULOS FAMILIARES OU AFETIVOS. DANO MORAL. AFASTAMENTO.

I – Reconhecido o vício da sentença por julgamento “ultra petita”, já que o provimento jurisdicional superou os limites do pedido, impõe-se o decote do excesso.

II – À luz do art.37, §6º da CR/88, é objetiva a responsabilidade do prestador de serviço de transporte coletivo, sendo prescindível, pois, a aferição da culpa, limitando-se a análise da responsabilidade civil à ocorrência do dano e do nexo causal.

III – Sem olvidar da inexigibilidade da prova da culpa, por força da responsabilidade objetiva, mostra-se imprescindível a comprovação do dano para o qual se pede indenização, não se podendo eximir a parte autora do ônus de comprovar as lesões decorridas da conduta da ré, ex vi do art.333, I do CPC, eis que não se trata de dano moral in re ipsa.

IV – Ausente a comprovação do abalo psicológico ou das lesões de ordem moral, faz-se indevida a indenização por danos morais ao ex-marido de vítima de acidente de trânsito, de quem se encontrava separado de fato há anos, sem evidências da manutenção de eventuais laços afetivos, ou, sequer, de dependência econômica.

Processo nº 1.0024.07.804379-1/001

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Rerservados @2RGADVOGADOS | Newsphere by AF themes.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Instagram