maio 14, 2024

Raul Gerolimich Consultoria Jurídica e Imobiliária

Os mais atuais Artigos, Jurisprudências e Noticias Jurídicas você encontra aqui

O Câncer de Próstata

15 min read

Fonte | Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e Associação Portuguesa de Urologia (APU)

O câncer de próstata é uma patologia provocada a partir do crescimento anormal das glândulas da próstata. Em muitos casos, o processo de desenvolvimento da doença se dá lentamente e poucos pacientes percebem sua evolução. Para boa parte dos pacientes, um diagnóstico de câncer de próstata em sua fase inicial é raro, uma vez que a doença silenciosamente no início e poucos pacientes apresentam sintomas claros.

Isso torna a doença preocupante, pois, a ausência de sintomas não significa que o paciente está saudável. Da mesma forma, a presença de alguns dos sintomas não necessariamente indica o seu diagnóstico. Alguns dos sintomas deste tipo de câncer, por exemplo, também são comuns em HPB (hiperplasia prostática benigna) ou prostite.

Alguns sinais devem ser observados com atenção, especialmente no caso de homens a partir de 50 anos de idade, que estão mais propensos a desenvolver a doença.

Sintomas do câncer de próstata

Problemas de micção

A micção é o processo no qual a urina armazenada na bexiga é expulsa, através da uretra, para o exterior do organismo. Vários dos sintomas do câncer de próstata estão ligados à micção. Assim, quando há jatos de urina muito fracos ou reduzidos, necessidade frequente de urinar e a sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente é preciso ficar atento.

Além disso, dificuldades para iniciar a passagem da urina e para interromper o ato de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos, ou ainda, necessidade de fazer força para manter o jato de urina também são sintomas da doença.

Dores

Dores localizadas também podem ser consideradas sintomas do câncer de próstata. Dores na lombar, sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos) são alguns dos indícios que devem ser considerados em uma avaliação médica. Porém, outros sintomas menos comuns também podem ser identificados, tais como: dor durante a passagem da urina, dor ao ejacular e dor nos testículos.

Disfunção erétil

Outro sintoma do câncer de próstata está ligado à dificuldade de conseguir ou manter a ereção. Muitos pacientes apresentam disfunção erétil como um dos sintomas comuns da doença.

Presença de sangue na urina e/ou esperma

É um sintoma raro, mas presente em alguns casos. Trata-se da presença de sangue na urina ou no esperma.

Vale lembrar que o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas em fase inicial, mas eles podem ocorrer em alguns casos específicos ou em estágios mais avançados da doença. Por isso, a prevenção é ainda o melhor remédio.

Indica-se que homens a partir dos 45 anos façam o exame de toque retal pelo menos uma vez ao ano como forma de avaliar a saúde da próstata. Além disso, uma dieta saudável, rica em fibras e exercícios físicos regulares também são uma maneira eficiente de prevenção.

Conheça algumas doenças benignas da próstata

Falar sobre a próstata ainda é um tabu entre os homens devido, principalmente, à falta de informação. Como algumas doenças provocam os mesmos sintomas do que problemas nesse órgão, ao menor sinal de alteração, é comum que os homens se assustem e logo imaginem os piores diagnósticos. Por isso, é necessário procurar um médico urologista para fazer o exame de toque retal anualmente para prevenir ou diagnosticar doenças como o câncer de próstata ou doenças benignas, que são as que serão tratadas neste tópico.

Quais são as doenças benignas da próstata

Prostatite

É o processo inflamatório da próstata que pode ou não pode ser causado por bactérias. Embora qualquer indivíduo possa ter essa doença, ela ocorre com mais frequência em homens com vida sexual mais ativa. É classificada em quatro tipos:

Prostatite bacteriana crônica

Alguns de seus sintomas são sensação de micção incompleta, aumento da frequência urinária e desconforto ejaculatório e suprapúbico. Pode ser confundido com a HPB devido à semelhança entre os sintomas. O tratamento é feito com antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.

Prostatite bacteriana aguda

Tipo que possui sintomas mais fortes como ardência, dificuldade e retenção urinária, prostração e febre. Se não tratada, a doença pode evoluir para uma septicemia. O tratamento é semelhante ao utilizado na prostatite bacteriana crônica.

Prostatite abacteriana crônica ou síndrome da dor pélvica crônica

Seu principal sintoma é a dor pélvica crônica superior a três meses de duração. O tratamento é feito com medicações para controle da dor crônica.

Prostatite inflamatória assintomática

Ocorre em indivíduos com elevação do antígeno prostático específico (PSA) que foram submetidos à biópsia próstatica. Não precisa de tratamento.

Diagnóstico

A melhor forma de identificar o tipo de prostatite do paciente é através do toque retal. A massagem prostática é contraindicada, pois há risco de disseminação da infecção. Secreções prostáticas e urina são coletadas para análise.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

É o crescimento da glândula prostática em consequência da proliferação celular (hiperplasia das células do epitélio e do estroma). Essa doença pode acometer qualquer homem a partir dos 40 anos e não pode ser prevenida de forma eficaz, mas pode-se tratar seus sintomas depois do diagnóstico da doença. Atinge cerca de 30% dos homens com até 65 anos e mais de 90% dos idosos na casa dos 80.

Sintomas

Alguns dos sintomas que podem ocorrer são:

  • Impossibilidade de urinar devido à retenção urinária aguda;
  • Obstrução da uretra prostática devido ao aumento de volume da glândula. Consequentemente, provoca jato urinário fraco, demora em iniciar a micção, aumento da micção noturna, mais de oito micções ao dia, entre outros.

Formas de diagnóstico

  • Entrevista médica.
  • Exame físico (toque retal) para estabelecer o volume aproximado da próstata.
  • Coleta de exames laboratoriais que detectarão, por exemplo, sinais de infecção urinária que podem disfarçar os sinais e sintomas da hiperplasia, são tratados com antibiótico. Se detectados valores altos de antígeno prostático específico, uma biópsia da próstata deverá ser realizada.
  • Utilizar o questionário “Escore Internacional de Sintomas Prostáticos” (IPSS). Esse questionário avalia a gravidade da HPB e acompanha os pacientes com poucos sintomas.

Tratamento dos sintomas

  • Manejo expectante para os pacientes com grau mínimo de doença.
  • Terapias medicamentosas.

Novidades no tratamento do câncer de próstata

Com a preocupação constante do câncer de próstata, muitas pesquisas acerca da doença vêm vendo desenvolvidas nos últimos anos. A doença atinge homens a partir dos 40 anos e é o segundo tipo de câncer que mais acomete homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Os estudos têm como objetivo disponibilizar, sobretudo, novos tipos de tratamento para os pacientes que possuem diagnóstico conclusivo para câncer de próstata. As novidades científicas também visam melhorar a eficácia dos tratamentos, causar menos desconfortos nos portadores da doença e reduzir os efeitos secundários de quem retira a próstata parcial ou totalmente.

Novidades no tratamento do câncer de próstata

Procedimento cirúrgico

A intervenção cirúrgica é o tratamento que remove toda ou parte da próstata e é indicada para casos em que ainda não há formação de metástase. Um dos maiores riscos desse procedimento que preocupa muito os pacientes é a possibilidade de se tornar impotente sexualmente ou ainda desenvolver incontinência urinária.

Assim, pesquisas desenvolvidas vêm indicando que é possível fazer uso de enxertos de nervos no momento da cirurgia, substituindo os terminais nervosos responsáveis pela ereção – preservando a atividade sexual do paciente e contribuindo para evitar esses problemas. Os enxertos podem ser naturais, retirados de outras partes do corpo, ou sintéticos, desenvolvidos em laboratórios.

Radioterapia direcionada

Outra novidade é a aplicação da radioterapia apenas na glândula prostática, já que os métodos tradicionais acabam por permitir irradiação em órgãos próximos, como a bexiga e os testículos – causando desconfortos, irritação dermatológica, dificuldade em urinar, escurecimento e ressecamento do local, entre outros efeitos colaterais.

Além disso, estudos disponibilizam novas ferramentas tecnológicas, como programas de computador, que possibilitam mapear melhor as áreas que receberão a radioterapia. Porém, esse novo método de aplicação do tratamento ainda não contempla todos os tipos de câncer de próstata, pois depende do estágio da doença e condições gerais de saúde do paciente.

Ultrassonografia computadorizada

Com a conscientização da população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, muitos pacientes, felizmente, descobrem a doença no começo. Assim, as pesquisas também estão investindo em novos tratamentos para o câncer em fase inicial.

Uma dessas novidades, já disponíveis em centros de pesquisas de diversos países, é o Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU). O uso da tecnologia proporciona a destruição das células cancerígenas, através da elevação da temperatura destas células, com feixes ultrassônicos.

A eficácia do tratamento ainda está em processo de comprovação e, se comprovado, o procedimento se aplicará apenas em estágios iniciais da doença aumentando as chances de cura.

Novidades para diagnóstico precoce

Além de estudos para novos tratamentos da doença, pesquisadores investem em novas abordagens para facilitar e dar maior precisão para os exames que detectam o câncer de próstata.

Uma das pesquisas visa a aprimorar o exame de PSA – utilizado juntamente com o exame de toque retal no diagnóstico do câncer – por meio da medição do PSA livre ou apenas do PSA complexo, o que acarretará em resultados ainda mais precisos.

Outros exames que também estão em processo de comprovação são o exame de urina – que permite detectar a existência de câncer através da análise dela – e um exame que detecta a alteração anormal no gene TMPRSS2, que também pode indicar a existência de células cancerígenas.

Vacina contra câncer de próstata desenvolvida no Brasil

Uma pesquisa realizada no estado do Rio Grande do Sul já deu frutos bastante promissores. A vacina desenvolvida foi testada em humanos e obteve uma resposta eficaz, melhor do que uma medicação que já está sendo usada nos EUA desde 2010. ”Obtivemos taxas espetaculares de redução da doença e de diminuição da mortalidade por câncer de próstata”, disse à Agência Efe o pesquisador Fernando Kreutz, responsável pela pesquisa e dono do FK Biotec, o laboratório com sede em Porto Alegre que patenteou a vacina.
O laboratório pretende lançar a vacina em no máximo três anos. Ela atua estimulando o sistema imunológico e ajudando a identificar e eliminar as células cancerígenas. De acordo com o responsável por essa inovação, embora o ponto de partida para a pesquisa e elaboração de produtos tenha sido o câncer de próstata, os cientistas acreditam que a mesma vacina possa ser usada para outros tratamentos.
Eles já começaram a fazer estudos usando a vacina no tratamento de câncer de mama, de pâncreas, de intestino e melanoma. Embora o número de pessoas tratadas tenha sido pequeno e ainda não possa dar uma resposta eficaz para a eficiência do uso ou não no tratamento de outras doenças, um dos indivíduos tratados impressionou aos pesquisadores. Era um paciente com câncer de pâncreas que teve uma resposta clínica parcial.

Vacina contra câncer de próstata

Todo homem tem uma glândula que fica na parte baixa do abdômen e recebe o nome de próstata. É ela que produz parte do sêmen, que é liberado durante o ato sexual. O problema é que muitos homens sofrem de câncer de próstata. No Brasil, ele é o segundo mais frequente em pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas de câncer de pele.

A maioria dos acometidos tem mais de 65 anos de idade e, como alguns desses tumores crescem de forma rápida e espalham-se por outros órgãos, é necessário que os homens fiquem atentos e vão frequentemente ao médico para fazerem os exames necessários. A boa notícia é que o Brasil desenvolveu uma vacina que está obtendo bons resultados e pode ser uma aliada no tratamento e prevenção da doença.

O problema é que muitos homens sofrem de câncer de próstata. No Brasil, ele é o segundo mais frequente em pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas de câncer de pele.  A maioria dos acometidos tem mais de 65 anos de idade e, como alguns desses tumores crescem de forma rápida e espalham-se por outros órgãos, é necessário que os homens fiquem atentos e vão frequentemente ao médico para fazerem os exames necessários. A boa notícia é que o Brasil desenvolveu uma vacina que está obtendo bons resultados e pode ser uma aliada no tratamento e prevenção da doença.

Vacina contra câncer de próstata desenvolvida no Brasil

Uma pesquisa realizada no estado do Rio Grande do Sul já deu frutos bastante promissores. A vacina desenvolvida foi testada em humanos e obteve uma resposta eficaz, melhor do que uma medicação que já está sendo usada nos EUA desde 2010.  ”Obtivemos taxas espetaculares de redução da doença e de diminuição da mortalidade por câncer de próstata”, disse à Agência Efe o pesquisador Fernando Kreutz, responsável pela pesquisa e dono do FK Biotec, o laboratório com sede em Porto Alegre que patenteou a vacina.

O laboratório pretende lançar a vacina em no máximo três anos. Ela atua estimulando o sistema imunológico e ajudando a identificar e eliminar as células cancerígenas. De acordo com o responsável por essa inovação, embora o ponto de partida para a pesquisa e elaboração de produtos tenha sido o câncer de próstata, os cientistas acreditam que a mesma vacina possa ser usada para outros tratamentos.

Eles já começaram a fazer estudos usando a vacina no tratamento de câncer de mama, de pâncreas, de intestino e melanoma. Embora o número de pessoas tratadas tenha sido pequeno e ainda não possa dar uma resposta eficaz para a eficiência do uso ou não no tratamento de outras doenças, um dos indivíduos tratados impressionou aos pesquisadores. Era um paciente com câncer de pâncreas que teve uma resposta clínica parcial.

Como o fármaco foi criado?

Para elaborar essa vacina os pesquisadores usam as células do tumor do próprio paciente. É feita uma coleta do tumor de cada um dos tratados e elaborada a vacina especial. Essa, depois de elaborada e aplicada, estimula o organismo a entender que as células tumorais são intrusas que não deveriam estar no corpo. Com isso, o organismo começa a combatê-las e a eliminá-las. Como visto, trata-se de uma vacina para tratamento e não para prevenção da doença.

Para ter a certeza de que essa técnica era realmente eficaz, um primeiro estudo foi realizado utilizando 107 pacientes com câncer de próstata diagnosticado e em estado avançado. Todos já tinham sido submetidos à cirurgia ou retirado a próstata. Além disso, foram acompanhados por cinco anos depois de vacinados. O resultado foi bom, pois 85% dos pacientes vacinados não possuíam mais o PSA cinco. Já os não vacinados e apenas submetidos aos outros tratamentos apenas 48% não possuíam mais o PSA. A mortalidade dos vacinados foi de 9% enquanto a dos não vacinados chega a 19%.

Quais remédios naturais protegem a próstata?

O câncer de próstata se caracteriza pelo desenvolvimento de células cancerosas nessa região do corpo do homem. Trata-se de um dos tipos mais comuns de câncer, principalmente para aqueles com mais de 45 anos.

De origem ainda desconhecida, a doença, quando descoberta a tempo, pode ser curada por meio de intervenção cirúrgica ou tratamento químico e radiológico. Quando não tratado, o câncer de próstata pode ocasionar muitos sintomas desagradáveis no paciente e até levar à morte – como a maioria dos tipos de câncer não tratados.  Por isso, o exame específico deve ser feito anualmente por homens com idade superior a 45 anos.

Ainda não há medidas efetivas para evitar que o câncer apareça. Porém, alguns hábitos de vida e uma alimentação adequada podem prevenir o aparecimento da doença.

Veja a seguir algumas substâncias e princípios ativos encontrados em alguns alimentos que podem funcionar como bons “remédios naturais” para prevenção do câncer de próstata.

Remédios Naturais

Vale lembrar que, embora sem conclusão definitiva, as receitas a seguir ainda são testadas por especialistas da área. Esses remédios naturais, pelo menos por enquanto, não oferecem a cura da doença, mas podem complementar o tratamento médico, ajudando na recuperação e alívio dos sintomas. Eles também não fazem mal nenhum, portanto, não custa tentar consumí-los como forma de prevenção.

Chá de saw palmetto

A receita ajuda a aliviar sintomas da próstata aumentada:

​Ingredientes:

– 1 colher (chá) do extrato em pó de saw palmetto*

– 1/2 copo de água

Modo de preparo:

Colocar uma colher de chá do pó de saw palmetto num copo de água, dissolver e tomar duas vezes ao dia.

* O saw palmetto é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, antiandrogênica e diurética. O pó pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Preparado de Tomates

O tomate é rico em licopeno, que tem função de combater os danos causados no organismo por radicais livres. Siga a receita para conservar as propriedades do alimento intactas.

– Ingredientes

– 5 tomates maduros

– Modo de preparo

Passe os tomates ou centrifuga ou triture no liquidificador, com cerca de 50 ml apenas de água. Tome em seguida. Recomenda-se um copo por dia.

Substâncias

Outras substâncias naturais ou alimentos também podem funcionar como remédio natural para ajudar a prevenir o câncer de próstata e acelerar o processo de cura de quem já tem a doença.

Licopeno

Substância antioxidante, responsável pela tonalidade vermelha ou alaranjada, encontrada em muitas frutas e legumes. Ajuda reparar danos às células causados pelos radicais livres.

Onde encontrar: tomate, melancia, mamão, goiaba vermelha, cenoura e demais alimentos naturais com essa tonalidade.

Vitamina E

Vitamina que, entre outras funções, atua na proteção do organismo contra os efeitos nocivos das espécies reativas de oxigênio (danos oxidativos) e fortalece a imunidade.

Também vem sendo estudado o seu efeito benéfico na prevenção do Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.

Onde encontrar: óleos naturais, nozes, cereais integrais e folhas verdes.

Isoflavonas de soja

Composto de soja adicionado ao preparo de alimentos ou medicamentos – já que a substância também é usada para aliviar sintomas da TPM e menopausa nas mulheres.

Onde encontrar: produtos como tofu e leite de soja.

Selênio

Mineral com alto pode antioxidante, facilmente absorvido pelo organismo. Também é usado para melhorar a resistência do sistema imunológico, reduzir doenças cardiovasculares e regular o metabolismo da tireoide.

Onde encontrar: castanha do Pará, arroz, batata doce, gema de ovo, queijos, banana, farináceos.

Sulforafano

O sulforano é uma substância derivada do enxofre, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Onde encontrar: vegetais crucíferos, como repolho, brócolis, couve, couve-flor, repolho, mostarda, etc.

Linhaça

A linhaça é um grão que auxilia no controle da dosagem de testosterona. Também traz benefícios para o intestino e para o coração.

Onde encontrar: o grão pode ser adquirido em lojas ou supermercados e adicionado no preparo de alimentos em geral.

Mel é bom para a saúde: saiba mais

Pesquisas

Na mira de estudiosos e cientistas de todo o mundo, os elementos descritos acima vêm sendo estudados como auxiliares para a prevenção tanto do câncer de próstata como de outros tipos de câncer, como o de mama e fígado.

De acordo com o site norte-americano Health Line, pesquisas revelam que homens que seguem dietas que contenham os alimentos citados demonstraram menor propensão a serem diagnosticados com câncer de próstata.

Exercícios Físicos

Nada melhor do que conciliar uma alimentação adequada com a prática de exercícios físicos. Atividades físicas regulares também podem contribuir com o não aparecimento do câncer, pois fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres.

 

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Raul Gerolimich® 2013/2023 | Newsphere by AF themes.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Instagram